Você está em: Home > Benefícios
O Pêssego é uma excelente fonte de minerais como fósforo, magnésio, potássio, manganês, cobre, iodo, ferro e selênio. É rico em fibras, carboidratos, vitaminas A, C e do complexo B e em betacarotenos. Também, podemos encontrar fitoquímicos como os carotenóides e polifenóis.
Suas fibras ajudam no bom funcionamento do intestino, funcionando como um leve laxante, evitando prisão de ventre. Possui ação diurética, sendo recomendado em casos de insuficiência renal. Por apresentar propriedades antioxidantes, previne o envelhecimento precoce e também doenças degenerativas e cardiovasculares. É anti-inflamatório e pode prevenir o aparecimento de alguns tipos de cânceres como o de mama e de cólon. Evita problemas do sistema nervoso. Os betacarotenos protegem o sistema imunológico e a saúde dos olhos, também auxilia na manutenção da beleza da pele, cabelos e unhas. O potássio e a niacina elevam o nível do bom colesterol (HDL). Previne a hipertensão, porque contém pouquíssimo sódio.
As propriedades nutricionais, funcionais e medicinais do pêssego são mantidas também após o processo de enlatamento. A Embrapa Clima Temperado juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizaram estudos em diversas cultivares de pêssegos enlatados na Região Sul que comprovaram a manutenção das suas qualidades e propriedades, mesmo em conservas.
Outros projetos, como o zoneamento agrícola e a certificação de procedência ou indicação geográfica, integram a pauta de debates da cadeia para o favorecimento da produção com selo de certificação de origem. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é o órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que procede a certificação da procedência e que atesta a qualidade dos produtos no país.
Confira mais detalhes nos sites abaixo:
www.todafruta.com.br
www.segurancalimentar.com